SEDEPE e FAPEMA iniciam atuação conjunta para Segurança Hídrica do Rio Itapecuru
Na manhã de sexta-feira (19), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizaram uma reunião para assinatura de Carta de Intenção que marca o início de uma atuação conjunta no estudo do Termo de Referência para a regularização do Rio Itapecuru.
O encontro consolidou a convergência de esforços entre as instituições, com vistas à futura execução do projeto Estratégias para Garantia da Segurança Hídrica na Bacia do Rio Itapecuru.
A iniciativa prevê o custeio de estudos técnicos, diagnósticos e modelagens científicas que irão embasar propostas de soluções estruturantes voltadas à formulação de políticas públicas de segurança hídrica no Maranhão.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, lembrou o papel decisivo do ex-governador José Reinaldo Tavares na criação da instituição. A iniciativa, considerada uma das primeiras medidas estruturantes de sua gestão, marcou o início de uma nova fase para a ciência, tecnologia e inovação no Maranhão.
“Sem José Reinaldo, a Fapema não existiria. A criação da fundação foi uma das primeiras medidas de seu governo”, destacou.
O secretário em exercício José Domingues Neto, acrescentou: “ José Reinaldo sempre esteve à frente do seu tempo, com a fundação, o estado passou a contar com uma política consistente de fomento à pesquisa, ampliando oportunidades para pesquisadores e fortalecendo a produção de conhecimento local”.
Participaram ainda da reunião os técnicos da SEDEPE: Maurício Almeida, assessor jurídico; Fabrício Brito, assessor de Apoio Institucional;
Fraga Araújo, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Letícia do Carmo, superintendente de Mineração, Metalurgia, Petróleo e Gás. O presidente da FAPEMA estava acompanhado do coordenador de convênios da FAPEMA, Vinícius Martins.
A assinatura do convênio representa um passo relevante para a preservação do Rio Itapecuru, cuja proteção sempre esteve entre as principais preocupações do secretário José Reinaldo. Ele tem reiterado a importância estratégica do rio para o abastecimento hídrico de grande parte da população maranhense.