SEDEPE promove visita técnica a termoelétrica em Miranda do Norte

Equipe técnica liderada pela SEDEPE avalia modelo de negócios de empresas com foco na atração de investimentos ao Estado

Acessar fotos
21/10/2022

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégico do Estado (SEDEPE), juntamente com profissionais da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado (SEINC), da Maranhão Parceiras (MAPA) e especialistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visitou esta semana a termoelétrica Gera Maranhão, localizada no município de Miranda do Norte, a 120 km de São Luís. As visitas fazem parte da rotina na agenda da Secretaria que atua para atrair investimentos ao Estado.

Pronta para operação desde 2010, o complexo termelétrico da empresa gerou 1.200 trabalhadores na etapa de construção, com impacto na economia da região. Atualmente, emprega cerca de 130 colaboradores, contribuindo com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) ao Estado e ISS (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza) à Prefeitura de Miranda.

São duas usinas independentes, a Geramar I e Geramar II, alimentadas por óleo combustível, responsáveis por produzir até 330 megawatts que, a critério do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico),  são acrescentados ao sistema elétrico nacional sempre que necessário. As usinas possuem 19 motores com capacidade suficiente para abastecer a toda a região metropolitana de São Luís.

Foram R$ 560 milhões de investimentos para viabilizar o empreendimento. A empresa de capital nacional tem como composição acionária a Equatorial (25%), o Fundo de Investimentos em Participações Brasil Energia (25%) e a GNP S.A. (50%).

“Ficamos impressionados com a limpeza, a modernidade e a eficiência da planta da empresa. A SEDEPE, como formuladora de políticas estaduais e órgão indutor da atração de investimentos no Estado, procura conhecer a especificidade e o modelo de cada negócio. O setor elétrico é um também um dos focos da nossa atenção”, explica o secretário adjunto, Geraldo Carvalho.